O Olubajé

é a festa anual em homenagem a Obaluaiê , onde as comidas são servidas na folha de mamona . Rememorando um itàn (mito) onde todos os Orisás para se acertarem com Obaluaiê, por motivos de ter sido chacoteado numa festividade feita por Xangô por sua maneira de dançar.
Nessa festividade, todos os Orisás participam, com exceção de Sangô.Existem os Orisás principais desta cerimônia que é claro além de Òbálùáìè ,são de extrema importância neste ritual tão belo, são eles Osanyin , Bèssèn , Nànà ,Yewá , que são pertencentes a sua família, conhecida como família Unjí.
Oyá tem papel importante por ser ela que ajuda no ritual de limpeza e trazer para o barracão de festas a esteira , sobre a qual serão colocadas as comidas.
Olubajé é ritual especifico para o orisá Òbálùáìè , indispensável nos terreiros de candomblé , no sentido de prolongar a vida e trazer saúde a todos os filhos e participantes do asé . No encerramento deste rito é oferecido no mínimo nove iguarias da culinária afro-brasileira chamada de comida ritual pertinente a vários Orisás, simbolizando a Vida , sobre uma folha chamada "Ewe Ilará " conhecida popularmente como mamona, "altamente venenosa" simbolizando a Morte (iku) .
Diz uma lenda que Sangô, um Rei muito vaidoso, deu uma grande festa em seu palácio e convidou todos os Orisás, menos Òbálùáìè, pois as suas características de pobre e de doente assustavam o rei do trovão. No meio do grande cerimonial todos os outros Orisás começaram a notar a falta do Orixá Rei da Terra e começaram a indagar o porquê da sua ausência, até que um deles descobriu de que ele não havia sido convidado.
Todos se revoltaram e abandonaram a festa indo a casa de Obaluaiê pedir desculpas, Òbálùáìè recusava-se a perdoar aquela ofensa até que chegou a um acordo; daria uma vez por ano uma festa em que todos os Orisás seriam reverenciados e este ofereceria comida a todos desde que Sangò comesse aos seus pés e ele aos pés de Sangò.
Nascia assim a cerimônia do Olubajé. Porém, existem diversas outras lendas que narram outros motivos sobre o porquê de Sangò e Ogun não se manifestarem no Olubajé.

"O Olubajé é muito mais uma obrigação do que uma festa" -

Usando essa frase, podemos entender melhor o que é o Olubajé que quer dizer : Olú : Aquele Que; Ba : Aceita; Je : Comer. Ou seja: Aquele que come. E ele tem origem em uma lenda que conta, que um dia houve uma festa no Órùn e todos os orisás foram convidados, todos dançaram, porém quando Òbálùáìè foi dançar, todos o ridicularizaram pois dançava apontado suas feridas e de maneira desengonçada, e vendo todos rirem dele, no final de sua dança, apontou para todos os orisás e sobre eles jogou uma praga e conforme os dias foram passando, todos ficaram doentes, a terra se tornou improdutiva, foi quando os omo-orisás pediram para que os Orisás intercedesse junto a Òbálùáìè para que tudo voltasse ao normal e então os eles decidiram fazer um grande banquete em homenagem a Òbálùáìè, foi então que vendo-se agradado, retirou a praga e disse que a partir daquele momento, todos os anos deveria ser feito o Olubajé em sua homenagem e além disso que servisse como um ebó para todos os omo-orisás.
Esse é um ritual realmente muito importante, além do que é feito em sala, existe todo um preparo que antecede a festa, além de toda a culinária.

O Sabejé

O sabejé é o ato onde Òbálùáìè sai com o balaio de pipocas, e as pessoas vão colocando dinheiro em troca de um punhado de pipoca. Porém o sabejé é muito mais do que isso, ele significa a submissão e o sacrifício em nome do orixá, e nos dias de hoje muitas pessoas não sabem que antigamente os filhos de santo no mês de Agosto, saiam realmente as ruas para pedir dinheiro para poder fazer o olubajé.
No Olubajé são servidas todas as comidas de santo, menos as de Sangò.
Nesta cerimônia toso os participantes devem ficar descalços em ato de submissão a este grande Senhor da terra.
Dentre todos os rituais exigidos para que esta cerimônia seja realizada, esta o ato de alimentar Ònìlé, a grande mãe Terra, ou para nós Djèjè, Aizàn.
Rezas são entoadas para que os seres da terra sejam encovados e venham receber suas oferendas.
Nesta festa todo alimento que se soba, não pode ser aproveitado, devendo ser "despachado ", entregues a natureza, ou como alguns Asés fazem, enterra-los em enaltecimento a Terra.
Este ritual deve-se obrigatoriamente ser realizado todo ano nas casa de candomblé, independente da nação, porém vale ressaltar que Umbanda não realiza este ritual!!
Faço questão de frisar esta qiuestão da Umbanda não realizar tal ritual, porque tenho visto muitas casas de Umbanda proceder com este ritual indevidamente.
E desta forma peço que Òbálùáìè,Azunsun,Ávímájè,Ázáuanè,Sápònà,Jágùn e toda família unjí abençoe a todos nós, nos cobrindo de muita paz e saúde!!

“ Aráayé a je nbo , Olúbàje a je nbo
Aráayé a je nbo , Olúbàje a je nbo”

Tradução:

Povo da terra, vamos comer e adorá-lo, o senhor aceitou comer.
Povo da terra, vamos comer e adorá-lo, o senhor aceitou comer.

È é é ajeniníiyá, ajeniníiyá
Àgò ajeniníiyá
Máà kà lo, ajeniníiyá,
Ajínsùn aráaye, ó ló ìjeniníiyá
E wa ká ló
Sápadà aráaye, ló ìjeniníiyá,
E wa ká ló
Ìjeniníiyá aráaye

Tradução:

A vós punidor, te pedimos licença, não nos leve embora.
Ele pode castigar e levar-nos embora, mandar-nos embora de volta para o outro mundo( outro, o dos mortos).
Pode castigar e levar-nos embora, castigar nos humanosO Olubajé é a festa anual em homenagem a Obaluaiê , onde as comidas são servidas na folha de mamona . Rememorando um itàn (mito) onde todos os Orisás para se acertarem com Obaluaiê, por motivos de ter sido chacoteado numa festividade feita por Xangô por sua maneira de dançar.
Nessa festividade, todos os Orisás participam, com exceção de Sangô.Existem os Orisás principais desta cerimônia que é claro além de Òbálùáìè ,são de extrema importância neste ritual tão belo, são eles Osanyin , Bèssèn , Nànà ,Yewá , que são pertencentes a sua família, conhecida como família Unjí.
Oyá tem papel importante por ser ela que ajuda no ritual de limpeza e trazer para o barracão de festas a esteira , sobre a qual serão colocadas as comidas.
Olubajé é ritual especifico para o orisá Òbálùáìè , indispensável nos terreiros de candomblé , no sentido de prolongar a vida e trazer saúde a todos os filhos e participantes do asé . No encerramento deste rito é oferecido no mínimo nove iguarias da culinária afro-brasileira chamada de comida ritual pertinente a vários Orisás, simbolizando a Vida , sobre uma folha chamada "Ewe Ilará " conhecida popularmente como mamona, "altamente venenosa" simbolizando a Morte (iku) .
Diz uma lenda que Sangô, um Rei muito vaidoso, deu uma grande festa em seu palácio e convidou todos os Orisás, menos Òbálùáìè, pois as suas características de pobre e de doente assustavam o rei do trovão. No meio do grande cerimonial todos os outros Orisás começaram a notar a falta do Orixá Rei da Terra e começaram a indagar o porquê da sua ausência, até que um deles descobriu de que ele não havia sido convidado.
Todos se revoltaram e abandonaram a festa indo a casa de Obaluaiê pedir desculpas, Òbálùáìè recusava-se a perdoar aquela ofensa até que chegou a um acordo; daria uma vez por ano uma festa em que todos os Orisás seriam reverenciados e este ofereceria comida a todos desde que Sangò comesse aos seus pés e ele aos pés de Sangò.
Nascia assim a cerimônia do Olubajé. Porém, existem diversas outras lendas que narram outros motivos sobre o porquê de Sangò e Ogun não se manifestarem no Olubajé.

"O Olubajé é muito mais uma obrigação do que uma festa" -

Usando essa frase, podemos entender melhor o que é o Olubajé que quer dizer : Olú : Aquele Que; Ba : Aceita; Je : Comer. Ou seja: Aquele que come. E ele tem origem em uma lenda que conta, que um dia houve uma festa no Órùn e todos os orisás foram convidados, todos dançaram, porém quando Òbálùáìè foi dançar, todos o ridicularizaram pois dançava apontado suas feridas e de maneira desengonçada, e vendo todos rirem dele, no final de sua dança, apontou para todos os orisás e sobre eles jogou uma praga e conforme os dias foram passando, todos ficaram doentes, a terra se tornou improdutiva, foi quando os omo-orisás pediram para que os Orisás intercedesse junto a Òbálùáìè para que tudo voltasse ao normal e então os eles decidiram fazer um grande banquete em homenagem a Òbálùáìè, foi então que vendo-se agradado, retirou a praga e disse que a partir daquele momento, todos os anos deveria ser feito o Olubajé em sua homenagem e além disso que servisse como um ebó para todos os omo-orisás.
Esse é um ritual realmente muito importante, além do que é feito em sala, existe todo um preparo que antecede a festa, além de toda a culinária.

O Sabejé

O sabejé é o ato onde Òbálùáìè sai com o balaio de pipocas, e as pessoas vão colocando dinheiro em troca de um punhado de pipoca. Porém o sabejé é muito mais do que isso, ele significa a submissão e o sacrifício em nome do orixá, e nos dias de hoje muitas pessoas não sabem que antigamente os filhos de santo no mês de Agosto, saiam realmente as ruas para pedir dinheiro para poder fazer o olubajé.
No Olubajé são servidas todas as comidas de santo, menos as de Sangò.
Nesta cerimônia toso os participantes devem ficar descalços em ato de submissão a este grande Senhor da terra.
Dentre todos os rituais exigidos para que esta cerimônia seja realizada, esta o ato de alimentar Ònìlé, a grande mãe Terra, ou para nós Djèjè, Aizàn.
Rezas são entoadas para que os seres da terra sejam encovados e venham receber suas oferendas.
Nesta festa todo alimento que se soba, não pode ser aproveitado, devendo ser "despachado ", entregues a natureza, ou como alguns Asés fazem, enterra-los em enaltecimento a Terra.
Este ritual deve-se obrigatoriamente ser realizado todo ano nas casa de candomblé, independente da nação, porém vale ressaltar que Umbanda não realiza este ritual!!
Faço questão de frisar esta qiuestão da Umbanda não realizar tal ritual, porque tenho visto muitas casas de Umbanda proceder com este ritual indevidamente.
E desta forma peço que Òbálùáìè,Azunsun,Ávímájè,Ázáuanè,Sápònà,Jágùn e toda família unjí abençoe a todos nós, nos cobrindo de muita paz e saúde!!

“ Aráayé a je nbo , Olúbàje a je nbo
Aráayé a je nbo , Olúbàje a je nbo”

Tradução:

Povo da terra, vamos comer e adorá-lo, o senhor aceitou comer.
Povo da terra, vamos comer e adorá-lo, o senhor aceitou comer.

È é é ajeniníiyá, ajeniníiyá
Àgò ajeniníiyá
Máà kà lo, ajeniníiyá,
Ajínsùn aráaye, ó ló ìjeniníiyá
E wa ká ló
Sápadà aráaye, ló ìjeniníiyá,
E wa ká ló
Ìjeniníiyá aráaye

Tradução:

A vós punidor, te pedimos licença, não nos leve embora.
Ele pode castigar e levar-nos embora, mandar-nos embora de volta para o outro mundo( outro, o dos mortos).
Pode castigar e levar-nos embora, castigar nos humanos
Ass: Léo Kavalierri ">

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